terça-feira, 17 de março de 2009

"OPEN HAPPINES"

Através de uma pesquisa rapidinha pela internet, constatamos que para uma marca ser considerada global ela precisa refletir o mesmo conjunto de valores no mundo todo; estar presente em pelo menos 20 PAÍSES; e somar vendas a partir de 1 BILHÃO DE DÓLARES. Do seleto clube das supermarcas no Brasil, hoje falaremos sobre a Coca-Cola.

Como diz nosso “guru”: na era da globalização, as corporações precisam pensar globalmente, mas agir localmente.

É isso aí!

O Vice-Presidente da Coca-cola no Brasil, Fernando Mazzarolo, ultrapassou qualquer barreira geográfica e tem uma percepção de marca NO MUNDO e procura aproximar a marca aos consumidores nas suas campanhas, veiculando imagens próximas da realidade de cada população, pois se preocupa com o entendimento do MERCADO LOCAL.

Concluímos então que: não é o suficiente usar uma linguagem clara e realizar pesquisas de mercado para tentar antecipar o comportamento de compra de um determinado mercado. É preciso ENTENDER e APRENDER a formação HISTÓRICA e CULTURAL de cada povo para que haja COMUNICAÇÃO com ele.

Algo bem legal é o fato da Coca-Cola investir constantemente na cultura. Esta é uma oportunidade ótima para estreitar a relação com o consumidor de cada região. Vamos citar como exemplo: o Nordeste. É uma região caracterizada por sua diversidade musical.
O marketing utiliza o tema para fazer parceria com festivais, como o Recife Indoor e micareta. Além disso, apoia projetos de revitalização arquitetônica, como do Cais do Porto, no Recife.

Falando de local, temos um detalhe: a Coca-Cola Brasil incorporou as cores símbolo do país na marca corporativa e esta iniciativa foi tomada depois de realizar algumas pesquisas e ter sido constatado que a Coca possui grande visibilidade como produto de consumo, mas não institucional.
O diretor de comunicação da empresa, Marco Simões, comentou que investem R$ 41 milhões por ano em 140 projetos sociais e pretendem ligar essa nova marca no trabalho de responsabilidade social deles.

Simples e direto. A Coca-cola Brasil é a única com diferencial (é como no case do BIG MAC, porém a ação local é um detalhe na marca e não no produto).

Outro detalhe que constatamos ter mudado é o slogan. Durante três anos a Coca-Ccola usava o slogan: VIVA O LADO COCA-COLA DA VIDA (lembram?). E há pouco tempo (em 2009 mesmo) o slogan foi mudado para OPEN HAPPINES (algo como “ABRA A FELICIDADE” ou “ABRINDO A FELICIDADE”).
O motivo para essa mudança é a dificuldade de traduzir o conceito antigo para todos os países.
Ou seja, mais uma vez a Coca-Cola nos mostrou que pensa global e age localmente!

Nós poderíamos ficar aqui o dia todo falando da Coca-Cola, mas como o dever nos chama... Estamos indo.

Forte abraço.

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